7 tendências em educação a distância


Por Leandro Nascimento em 06/03/2015 | Ensino Virtual | Comentários: 0

Fonte: revistapegn.globo.com

7 tendências em educação a distância

A empresa brasileira de soluções para educação corporativa on-line Ciatech apontou algumas tendências para o setor que devem ser incorporadas pelas organizações nos próximos anos. Confira algumas.

Customização

A extensão e a profundidade das intervenções da aprendizagem serão, cada vez mais, conduzidas por aquilo que o aluno precisa, a qualquer momento e em qualquer local, tornando fundamental a criação de soluções de educação on-line marcadas pelos pilares de acessibilidade, conveniência e disponibilidade.

Social Learning

O aprender será cada vez mais uma experiência social e colaborativa, vinculada à empatia e à conexão emocional do que a teorias sistematizadas. Essa tendência pode ser entendida como a aprendizagem que não se submete necessariamente ao conteúdo formal, mas que também se vale dos conteúdos gerados por usuários – um fenômeno fortemente associado às redes sociais.

Conteúdo Fragmentado

A rapidez e a eficiência demandadas hoje exigem a formatação de soluções de aprendizagem em pequenas partes, para que os alunos possam lidar com informação relevante em pouco tempo. A ideia é oferecer experiências mais breves e mais intensas com aplicação prática imediata.

Método Imersivo

Confirma a tendência de ferramentas interativas, como jogos (gameficação) e vídeos (vídeo learning) em soluções de aprendizagem. Ao produzirem maior nível de retenção do conhecimento, elas aumentam o engajamento das pessoas, especialmente dos nativos digitais.

Mobilidade

Os dispositivos móveis vão influenciar ainda mais a forma de aprender e estarão mais presentes como recurso no universo de educação on-line. A tendência aponta também o desafio de se encontrar as ferramentas adequadas à estratégia de aprendizagem, principalmente com compatibilidade para atualização de conteúdo.

Big Data

Informações coletadas em grande volume a partir de várias fontes permitirão entender as preferências e necessidades de aprendizagem, o que e contribuirá para soluções mais eficientes de educação mediada por tecnologia. A análise desse alto volume de dados reduzirá o risco de palpites, possibilitando insights precisos e eventuais falhas nas soluções de aprendizagem.

De MOOC para SPOC

Os Small Private On-line Courses (SPOCS) já despontam no cenário como um modelo complementar aos Massive Open On-line Courses (MOOCS). Os SPOCS combinam educação formal com a experiência on-line de forma seletiva e pontual, ideal para engajar quem precisa de aprendizado mais especializado.

Fonte: revistapegn.globo.com

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião da educbr


Sobre o autor

Leandro Nascimento

Apaixonado por Empreendedorismo, Marketing Digital e Ensino Virtual, já desenvolveu inúmeros projetos online. Hoje se dedica integralmente à disseminação do Ensino Virtual, um novo degrau evolutivo do Ensino à Distância. Cursou Administração de Empresas e Ciência da Computação pela Puc-Minas.


Comentários 0

Você precisa estar logado para comentar neste artigo.

Fazer login ou Cadastre-se